terça-feira, novembro 27, 2012

CENA 1.

Jeremias e Russo estão sentados em cima de uma mesa. Há centenas de folhas de papel, de vários tamanhos e cores diferentes, em cima da mesa.

Jeremias brande uma folha grande, dobrada e amassada, apontando para ela. Russo parece absorto em um documento encadernado com espiral.

JEREMIAS
Precisa ser mais redondo nas pontas, para garantir estabilidade no ar. A aerodinâmica está toda errada! Vai cair, sem dúvida.

RUSSO
... Não há como ter certeza. Ainda nem decolou.

JEREMIAS
Olha, vê a curva dessa asa, o formato dos sprinklers laterais... (inverte a folha de papel) Os cálculos não tem sustentabilidade, a entropia sobe conforme a curva de ascendência se retrai.

RUSSO
A Comissão aprovou, não foi?

JEREMIAS
Sim, mas vai cair.

RUSSO
Não sei, isso é o que você diz. Eles disseram outra coisa...

JEREMIAS
Você acha que não vai cair?

RUSSO
Disseram que não.

JEREMIAS
Os cálculos estão todos errados, precisa ser mais redondo nas pontas, você sabe!

RUSSO
Na Europa eles estão fazendo em ângulo reto. Na China, eliminaram totalmente as pontas...

JEREMIAS
Aqui fazemos redondas, e essas aqui estão muito pouco arredondadas. Isso não voa.

RUSSO
Se não voar, não cai...

JEREMIAS
Espero que não voe.

Russo vira-se assustado para Jeremias. Ele levanta a mão com documento encadernado, como se fosse usá-lo para dar uma pancada na cabeça de Jeremias.

RUSSO
Queto! Cê é loko?

Jeremias se retrai todo. Mantêm-se assim. Jeremias ergue a cabeça aos poucos, até que foca seu olhar no documento na mão de Russo.

JEREMIAS
O que é isso?

RUSSO
Não sei, você não cala a boca.

JEREMIAS
Posso ver?

Russo bate violentamente com o documento na cara de Jeremias. Ergue o braço novamente, mas Jeremias interrompe a trajetória do segundo golpe e rouba o documento das mãos de Russo, que o encara com ferocidade. Jeremias passa as páginas rapidamente, olhos vidrados.

JEREMIAS
O que é isso?

RUSSO
Já disse que não sei!

JEREMIAS
De onde você tirou?

RUSSO
Peguei na sala da diretoria, era para entregar para a Comissão ontem, só que eles estavam fora. Parece que foram jogar golfe com o Secretário.

JEREMIAS
Jura?

RUSSO
Sim, eles jogam todas as quintas.

Jeremias mostra uma página do documento para Russo. Vira a cara, como se não quisesse ler o documento. Jeremias insiste, balançando-o no ar. Russo olha de soslaio e se sobressalta. Ele tira o documento da mão de Jeremias e o observa mais de perto.

RUSSO
Vai cair! Vai cair!

Jeremias lança o documento na mesa, com força.