segunda-feira, dezembro 19, 2005

A lógica (imbecil) da vida.

Princípios fundamentais da vida:

1- A vida existe para a morte. Sem vida não há morte, sem morte não há vida.
2- A vida é imbecil
2.a- Assim como todo o universo, partindo das partículas mais ínfimas às maiores (incluindo os seres humanos), a vida é conservativa. As coisas modificam-se, mas o total sempre continua igual.
2.b- Quando há possibilidade de sobrevivência e união, qualquer 'ser' agarra-se a ela, fazendo assim o princípio da multiplicação, evolução e morte.


Há muito, muito, muito tempo atrás, átomos se juntaram e se rejuntaram até formarem bactérias. Fizeram isso porque aconteceu, porque as diferenças elétricas levaram a isso.

Sem mais o que fazer, as bactérias viveram, sobreviveram, multiplicaram-se. Evoluíram.

E nem fizeram isso de propósito: As mutações em seu DNA (causadas por erros, vejam bem) que mostraram-se úteis a sua sobrevivência acabaram sendo adotadas como 'padrão', passadas para seus 'filhos'.

Enfim, as bactérias viviam para multiplicar-se e morrer.

Nesse jogo um tanto inútil de sobreviver por sobreviver, as coisas chegaram ao modo que são hoje. Peguemos o exemplo que 'conhecemos mais de perto', o humano.

Um monte de células, que não trabalham mais unicamente para sobrevivência própria, mas sim para a sobrevivência de todo o organismo. Organismo este cuja 'consciência' é formada por um monte de reações elétricas.

As células vivem para se dividir, morrer e evoluir, da mesma forma que o organismo todo vive para ter filhos, morrer e evoluir. Somos apenas versões macroscópicas de nossas células, e continuamos vivendo pelo mesmo ideal:

Jogar nossos genes para o futuro e morrer, para nossos filhos façam o mesmo, o mesmo, o mesmo... Indefinidamente.

Se não há nada após a morte, creio que isso tudo seja um tanto inútil e imbecil. Em última instância, não serve para nada. Lutamos por uma sobrevivência que sabemos que vai acabar, mas que esperamos prolongar com nossos filhos. De certa forma isso realmente acontece, mas... Seria o mesmo se não fizéssemos nada disso. Se apenas morrêssemos e deixássemos isso tudo pra lá, esquecendo nosso objetivo cego de seguir em frente, evoluir por meio de nossos erros (tanto macroscópicos quanto microscópicos) e simplesmente entender que a vida tem um fim.

Mas não estamos, e espero que nunca estejamos, preparados para tamanho 'egoísmo'. Sentimos dentro de nós a vontade de continuar a linhagem, de continuar o esforço inconsciente de nossos ancestrais eucarióticos. Pois continuamos, pois somos incitados por nossos hormônios a copular, e copular, e copular.

No fim, os humanos são exatamente o que eram no começo: apenas células.
Imbecil, mas é o que temos.

9 comentários:

  1. Azul-banana
    Mentira
    Não

    ResponderExcluir
  2. Que foda, gostei! *-*

    "Se não há nada após a morte, creio que isso tudo seja um tanto inútil e imbecil."
    Inútil e imbecil porém divertido!

    E, ah, eu gosto de ser uma versão macroscópica de minhas céculas. =\ É mágico! *-*

    Beijoss!

    ResponderExcluir
  3. jdhjwjhduOIQWHODHQOW

    hdhhanbdimabdskwbd

    Sei lá.
    É inútil?!
    Não tem fim?!
    Tem?!
    Tem um após?!
    nsdisjçljaldqjl

    Sei lá.

    Vivian

    ResponderExcluir
  4. o ideal é o maior coisa-shake do mundo.
    desculpa, não sei explicar.

    ResponderExcluir
  5. Demasiadamente bom.

    Wadáfãqui.

    Tente mandar esses textos para colocar em coluna de jornal.
    Ok, são muitas pessoas, mas dá certo.

    ResponderExcluir
  6. ric... ric e depois eu que paro (de novo) no manicomio
    ashuahsuahsuas
    brincadeira
    legal o texto
    nossa mudo a cor :( vou mudar tbm!!!

    ResponderExcluir
  7. Nunca vi tanta ASNEIRA em um lugar só Hacky, sinceramente =P não sei se digitou isso em um tom irônico ou num momento de raiva ou até mesmo desilusão mas, não sei quantoaos outros que postaram, eu nçao vivo apenas para copular. Reprodução não é um fato e sim uma opção, assim como tudo na vida. Se a sua escolha de vida é essa ótimo, que cumpra bem o papel que escolheu. Não chamo isso de viver, chamo apenas de existir. São coisas distintas. Você passa realmente a viver quando persegue o que chamamos de senhos. Células não tem um sonho , ou estaria enganado? Nada acontece ao caso meu caro, nada. Darwin que o diga. A vida não tem lógica, senão não teria graça. Pra provar que está errado, quantas bactérias conseguiriam esrever o que escreveu? =P não muitas, acredito eu. Talvez uma daquelas salmonelas mutantes xD sinto muito mas não resisti a brincadeira.

    ResponderExcluir
  8. Não seja bobo, Palada.

    Minha vida não é copular, e acho que você não entendeu o propósito do texto.

    Criar textos é a mesma coisa que ter filhos, Palada. Estamos fazendo coisas pela sociedade (na analogia, células multiplicando-se pelo humano), jogando nossas produções para o futuro.

    É a mesma coisa que copular, meu caro.

    E eu não escrevi em um momento de raiva não. Eu escrevi quando estava sendo obrigado a estudar paara matemática, e tinha que pensr em qualquer outra cousa.

    ResponderExcluir
  9. ahhhhhh nun sei c eu gostei desse texto....

    curioso....

    ResponderExcluir