quinta-feira, março 30, 2006

Preconceito.

Desculpem, mas este será um post indignado.

Tive uma discussão com minha mãe agora há pouco. Resolvi, experimentalmente, contar pra ela que usei uma saia hoje. Infelizmente, a reação dela passou um tanto do esperado e calculado.

Eu imaginava que ela acharia bobagem, perguntaria porque diabos eu vesti a saia e outras coisas do tipo. Foi engraçado ver que ela disse "Ah, se seu pai fica sabendo disso", e depois "Espera só seu pai saber disso".

E me deu todo um sermão sobre a impressão das outras pessoas. Falou que se eu queria me travestir, era melhor eu já avisar pra ela já ir se preparando. Disse também que meus amigos (hah, meus AMIGOS) falariam de mim pelas costas, me chamando de viado e tralala. E ressaltou que eu falo que não me importo porque não sei em que dimensão isso pode chegar.

Pois eu pergunto:

Até onde o preconceito pode chegar?

Eu tenho plena convicção de minha "escolha" sexual, e tenho certeza que todos os meus amigos de verdade sabem que sou hétero, e mesmo que eu não fosse, não ligariam para isso.
Tenho plena convicção também que o ambiente da Federal não possui muitas pessoas que julgam as outras nesse sentido. Elas podem até pensar: "Olha que bicha!" ou até comentar isso com alguém do lado, mas podem também mudar de opinião caso convivam melhor com a pessoa.

Por que a censura de minha mãe (que, aliás, ouviu um discurso inflamado meu, em defesa de meus ideais [que se resumem a: a saia é bonita, é confortável e é divertida de usar, não há porque censurar isso] e dos alunos da CEFET-SP)? Digo, ela é uma pessoa inteligente, com acesso a bastante informação.

Por que essa vontade intensa de manter os seus mesmos valores? Eu não estava pedindo para colocar um piercing, muito menos tatuar-me. Aliás, nem pedia nada. Apenas mostrei o que eu tinha feito nesse dia.

Aliás, ela concordou com a postura da escola (de proibir a saia masculina).

Eu acho isso absurdo. São valores portugueses que perduram até hoje e que já deviam ter sido quebrados há muito. Somos um povo tropical, ora bolas!

E... Tá, esse post foi uma bobagem só. Mas vou deixá-lo por aqui. Só espero que meu pai não descubra o que aqui escrevi.

11 comentários:

  1. *tudo o que eu já disse*

    ResponderExcluir
  2. Que coisa... lendo isso pensei o que a minha mãe falaria...
    e cheguei a conclusão de que eu nunca colocaria uma saia, ou mesmo se colocasse não falaria pra minha mãe, e como você, nuuuunca falaria pro meu pai.

    E gostei do post Hétero-revoltado

    ResponderExcluir
  3. lol.
    É engraçado.
    Eu aposto que todos que lerem vão ficar pensando na reação da própria mãe, e como já disse seu outro post, ouvir pra falar =].

    Anyway, xD, você colocou uma saia... xDDDD
    Não que seja questão de preconceito, bem pelo contrário, eu acho saias rox *__*, é questão de imagem social, talvez um pouco esteriotipada, muito, na verdade, mas está dentro da linha de pensamento social, que eu, você, e todos os outros amigos da sociedade também tem.

    É muito engraçado desafiar o pensamento social. Engraçadíssimo. E ainda mais você com essa mania de não ligar pro que os 'atores de cena' pensam a seu respeito, mania que inclusive eu apoio, de certa forma, não tem como alguém ver você de saia e não parar pra rir... xDDDDD

    ...

    AuhAUhmAUHmaHUmaHUamHuahmah

    ...

    xDDDD

    ...

    ResponderExcluir
  4. Não foi engraçado, foi...


    engraçado xDD.

    Mas pô, tanto é verdade o que você falou que ninguém soltou nem um comentário seriamente preconceituoso. No máximo uma curtição normal =P.

    E a escola proibiu? >.<

    ResponderExcluir
  5. cara, posso te pedir uma coisa? fale pro seu pai. quê realmente aconteceria?

    ResponderExcluir
  6. Ele ia me encher o saco/sentir-se desgostoso ou sabe-se lá o que.

    Não faço mais experimentos.

    ResponderExcluir
  7. FALA!
    FALA!
    FALA!
    FALA!




    O coro agradece

    ResponderExcluir
  8. É moda agora "postar um comentário em: Elevado a Três" como anônimo.

    ResponderExcluir
  9. Como pode hein?

    putz como pode se julgar as opções afetivas, sexuais etc das pessoas pelas roupas que elas usam?

    é dane-se a opção sexual das pessoas. Ou emlhor, é extremamente importante para esta e para os que a respeitam.

    "Ele é gay, ele é gay!" - E ai? a vida é dele, os amores são dele a atração é dele e não sua.

    mas é cultura, tudo é justificavel pela cultura.

    pena quando ela nao sabe respeitar as "microculturas", aquelas pessoas, de cada um e de uma minoria que faz o melhor, entende todas as outras e têm a sua.

    se a história dor inteligente haverá um tempo em que cultura será substantivo mais que abstrato e muito, muito flexível.

    ( A propósito, conte pra seu pai, argumente de novo, se possivel ^^... se nao ficar satisfeito, viaje para a Escócia huhu)

    ResponderExcluir
  10. Eu hein. Argumentar com meu pai é perda de tempo. Além de que eu ganhei a "batalha", mesmo!

    ResponderExcluir
  11. Engraçado, imagino a cara de seus pais caso eles soubessem se você tivesse feito o que fiz no final de 2004.

    Me vesti de mulher, desfilei pela rua e fiz vozinha fina e tudo. E tiraram fotos disso. (a localização é quase um segredo de Estado)

    E sabe o que me disseram depois que fiz isso? "Tu é muito corajoso, macho!". Porque como diz o ditado, "tem que ser muito macho para se vestir que nem mulher". E é verdade.

    Enfim, um dia o preconceito dá uma trégua. Tomara.

    ResponderExcluir