segunda-feira, abril 03, 2006

Nova Litera!

Tomei como missão pessoal participar do desenvolvimento da Nova Literatura. Não que ela realmente necessite de muitos elementos novos e inovadores, mas... De certa forma, quero participar da Literatura. Da nossa literatura, a que será feita daqui a algumas décadas.


literatura - s.f

do Lat. literratura
s. f., arte de compor escritos artísticos;
o exercício da eloquência e da poesia;
conjunto de produções literárias de um país ou de uma época;
carreira das letras.

- de cordel: literatura de baixa qualidade.

Será possível haver uma literatura comercial sem ser de cordel? Há diversos exemplos bons, e mais diversos - e perversos- desanimadores.

Seja como for, eu, em minha ambição um tanto infantil, produzo. Embora caros amigos meus no ofício das artes digam que é uma tremenda tolice, arrisco até a escrever um livro. Não sou grande adepto de teoria antes de ação, mas levo o lema teoria é ação anotado em meu caderno humilde e malenque.

Não espero que realmente haja espaço para mim, mas tenho esperanças de poder abrir meu próprio espaço, meu próprio nicho. E viver disso, somente disso algum dia, quem sabe.

Desenvolver algo novo. Nova Litera. Alguns companheiros dizem que estão comigo nessa luta, os mesmos (o mesmo) que me desencorajam a seguir em frente com meu livreco. Com opiniões divergentes ou não, espero conseguir aliados.

Pela Nova Letra!

4 comentários:

  1. o mesmo que na verdade é só otro veio cá comentar.

    primeiro. provoco-te pela dialética de idéias. o prazer marxista do conflito e da evolução me atrai muito.

    segundo. provoco-te para tentar fazer-te menos arrogante. não que me irrite muito com isso, e na verdade esse tópico não é tão importante.

    terceiro. provoco-te para que percebas que sua literatura não é, nem nunca será, a melhor possível. assim sendo, espero que procure sempre melhora-la, não como um parnasiano aguado, e sim como aquele que escreve sabendo que poderia ser melhor, procurando sempre ser melhor.

    quarto. provoco-te para provocar-me também. conhece algum texto meu que eu diga "terminei"? alguma música? tudo em mim está em constante mudança (clichê) e, espero, em constante aperfeiçoamento (sonho). estudo, fragmentos, e isso realmente me frusta muito. lembro-me de um dia que queria fazer uma palestra sobre cordel, porque conheço todas as "regras" e estruturas, e minha amiga perguntou "por acaso você já escreveu um cordel?". tive vergonha em falar que não.

    quarto e meio. acho importante que você escreva, mas saiba que você pode fazer melhor, e procure sempre fazer melhor.

    quinto. não quis ofendê-lo de forma alguma. inclusive, não ofenderia um companheiro da novus liter! não quis dizer, de forma alguma, que não deverias mais escrever. brinquei com você da mesma forma que pedi para a eliana brincar.

    sexto. http://www.tvcultura.com.br/provocacoes/poesia.asp?poesiaid=232

    sétimo. espero que isso me justifique.

    oitavo. falo mais depois.

    nono. um beijo.

    décimo. tchau.

    ResponderExcluir
  2. primeiro: também provoco-te por tal.
    segundo: eu estou bem seguro de minha arrogância, obrigado.
    terceiro: também sei disso. não só sei disso, como tenho medo de parar de escrever ao notar minha insignificância perante a escritores tão melhores que eu. Aí, o orgulho me salva.
    quarto: idem.
    quinto: hah, eu sei.

    continua no próximo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Te apoio.
    E a sua relação com o otro é bem confusa ! hehe

    ResponderExcluir