terça-feira, setembro 13, 2005

Inteligência.

De acordo com meu livro de inglês, inteligência se divide em 3 tipos:

1- Instintiva

A mais rápida das 3. É ligada aos reflexos, à fala "sem pensar", esse tipo de coisa. Trata-se da inteligência utilizada quando sofremos acidentes, por exemplo. Reagimos, buscamos um ponto de equilíbrio, nos preparamos para a queda... Isso tudo antes de realmente entendermos o que está acontecendo, antes de tomarmos consciência de nossos atos. Acho que não sou muito bom nessa.

2- Intelectual

É a analisada nos testes escolares. É a capacidade de resolver problemas, calcular, buscar uma solução lógica. Muitas pessoas "inteligentes", só apresentam esse tipo bem desenvolvido. Matemática, Física, Ciências Exatas em geral utilizam muito esse tipo de inteligência. Pelo menos nessa eu sou bom, acho.

3- Sabedoria

O conhecimento não necessariamente adquirido de forma empírica, a capacidade de criar, inovar. É a parte criativa do negócio, e creio que a mais humana. Usada pras artes, por exemplo. A menos entendida, já que a inteligência instintiva pôde ser "plenamente" entendida pelos psicólogos, o conhecimento lógico é praticamente um livro aberto para todos, mas... Tem coisas que parecem simplesmente inerentes às pessoas, e muitos se perguntam: "Como ele consegue fazer isso?", e coisas do gênero. Essa é a forma de pensar mais devagar de todas, e creio que a mais interessante. Ando me esforçando pra desenvolver esse lado meu, e espero que esteja tendo resultados.

Vocês têm instintos bons? São intelectuais? Sábios?

11 comentários:

  1. Eu gosto muito dessa atitude européia branca iluminista cientista de separar as coisas, porque o que é muito complexo tem muito mais chances de ser verdade do que uma afirmação simples, está de parabéns, tem que dividir as coisas mesmo, tem que inventar 80 tipos de inteligência mesmo, porque assim a gente vai poder ter outro motivo pra achar que é melhor que os outros animais, que é racional, que é superior a tudo, que é dono da verdade e não sei o que mais.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, eu acho que isso só deiixa mais provado que os animais são, sim, inteligentes.

    Eles claramente apresentam o primeiro e o terceiro tipo, e não é tão fácil assim afirmar que eles não possuem o segundo. Então, acho que não é por aí.

    ResponderExcluir
  3. Eh.... legal isso... nao sei mas acho q sou um pouco bom em cada.... o primeiro "um pouco" menos...hahahaha...
    Mas blz....
    Ah.... nao sei mais o q falar....
    ABÇ!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. humph... meus comentários são totalmente inúteis.. :(

    eu sou mto institivo. compulsivo. inpulsivo. sou todo cagado...

    ResponderExcluir
  5. Hum,
    claro, que você um tanto quanto sábio, criar esses posts tao pensativos e legais, que te fazem refletir, precisa se sabio pra isso, hum bom, acho q na federal tme um pessoal q é muito bom nisso, cria coisas maravilhosas =]

    ahn, valorizo bem mais isso doq a inteligencia q foi a segudna q vc falo (nao lembro o nome)qaulqér um pode decora tudo e fica horas estudando q vai se um bom, matematico, fisico, ou oq qer q seja, todos sao capacitados pra isso

    hum, achoi q nao sou nenhum deles droga
    ahhahahhaa


    a proposito sobre o ultimo post, porra algumas horas pra dexa alguem feliz enquanto um video com menos de 1 min pode melhora totalmente meu humor, porra, voce é bom nisso Miyada

    beijao do Tai

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente, nem sei explicar muito bem. A primeira eu posso dizer categoricamente que é a mais fraca minha. Essa história de instinto, intuição ou qualquer outra coisa do gênero não funciona comigo. Acho que sou muito "racional" em relação a isso.

    Quanto ao segundo, bem diríamos que é razoável. Na minha opinião, é útil claro, mas não tanto como as pessoas gostam de ressaltar. Mas tenho que discordar que não basta a pessoa enfiar a cara no livro por 5 horas e não sair nada de útil. Eu consigo a façanha de estudar 15 ou 20 minutos e aprender bem mais. É aí que entra essa inteligência que você falou.

    A terceira... bem, essa eu não faço a menor idéia. Sem dúvida, você não consegue julgar essa inteligência com facilidade. Acho que nesse ponto, nós somos parecidos. Eu também estou tentando aprimorar (ah, devagar e sempre, mas é melhor que nada). Mas acho que subestimo demais isso de mim (e dos outros). Melhor eu amadurecer um pouco mais para analizar isso.

    Ah, belo post, Sr. Miyada. Qualquer coisa, basta dar um toque no meu MSN ou blog. See ya. o/

    ResponderExcluir
  7. como não???

    o segundo tipo foi elevado à um patamar na sociedade hoje em que chega a ser imprescindível um mínimo da tal para que se consiga "ser alguém" (embora tudo isso, o Partido também tem que querer que você seja alguém hihihi)

    é mera manipulação mental...

    bjos ryu.

    *obs: cuidado com a pexeira!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que a Bianca não tem inteligência instintiva. Ela cai no buraco mesmo quando a avisam.

    ResponderExcluir
  9. Tá...
    Peraí que eu estou com uma puta vontade de mijar!!!!!
    **********************
    Pronto!xD!

    É... Eu tenho medo de você! Os seus posts...

    Pois bem... Acho que nessa questão das inteligências aí, eu até que tenho elas balancedas... Acho que na verdade, todas são muito menos desenvolvidas do que eu queria que elas fossem, mas isso só me motiva a me esforçar mais...
    Bem... Você é louco cabeçudo e psicopata, isso é fato!

    E entra no seu orkoiso que tá cheio de fuckin's lá...
    Beijos prims!

    ResponderExcluir
  10. Eu? Sei lá... =\
    Depende do dia! aHAuhaUH
    Ryu... não seja modesto! Você é phoda em tudo! aUHAuhaUHAuh

    ncn,dl;/sdmaculjhdskl

    Tchauu Bjuu

    ResponderExcluir
  11. se nao sabe nao coloca neeeh!AFF

    ResponderExcluir